Medicamentos Brasileiros: História e Desenvolvimento

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos primeiros medicamentos brasileiros é a Tríaga Brasílica e teve sua origem no período colonial. Trata-se de uma receita baseada em plantas, animais e outras substâncias, como minerais e óleos, classificada como “panaceia” por sua capacidade de tratar diversas doenças. Inegavelmente, trata-se de uma adaptação da tríaga magna europeia, registrada pelos Jesuítas no século XVIII .

Avanços Científicos no Século XX

Em 1949, o farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), fez uma descoberta significativa ao estudar o veneno da jararaca. Dessa maneira, ele identificou um inibidor da enzima conversora de angiotensina I, o qual se tornaria o princípio ativo do medicamento Captopril, cuja patente é detida pela Bristol-Myers Squibb.

Desenvolvimento de Medicamentos Brasileiros para Doenças Negligenciadas

Contudo, embora o Brasil sofra com a prevalência de doenças negligenciadas e o baixo investimento em desenvolvimento de medicamentos, houve avanços notáveis. Um exemplo é o ASMQ, um medicamento antimalárico desenvolvido pelo Instituto Farmanguinhos da Fiocruz, em parceria com a organização DNDi e produzido pela Cipla. Ainda que registrado no Brasil em 2008, o ASMQ é reconhecido mundialmente e certificado por diversas entidades reguladoras, incluindo a OMS, FDA dos EUA e MHRA do Reino Unido.

Inovações Recentes e Colaborações

Outro destaque é o Vonau flash, desenvolvido pelo professor e farmacêutico Humberto Gomes Ferraz, com apoio da Farmacêutica Biolab, a qual detém parte da patente e os direitos exclusivos de comercialização. Em suma, este medicamento foi uma inovação da ondansetrona, tornando-se mais acessível e, até 2019, o Vonau flash era responsável por 90% dos royalties recebidos pela USP .

A trajetória do desenvolvimento de medicamentos no Brasil revela uma necessidade constante de investimento de empresas privadas, frequentemente estrangeiras, para custear o processo de criação e fabricação. Em síntese, se destaca a ausência de um medicamento completamente desenvolvido no país, desde a descoberta até a produção e comercialização.

Desafios no Financiamento e Produção, além da necessidade de investimento

Em uma entrevista à Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019, Dr. Gláucius Oliva, professor da USP e ex-presidente do CNPq, afirmou que o Brasil evoluiu no mercado farmacêutico, mas ainda depende de ativos e insumos importados. Ele destacou a necessidade de apoio financeiro, exemplificando que uma única empresa pode investir até 20 bilhões em P&D, enquanto o Brasil investiu apenas 330 milhões no financiamento de bolsas do CNPq em 2019 sendo que o orçamento total do Ministério da Ciência e Tecnologia foi de R$ 2,9 bilhões .

Portanto, é evidente que o Brasil possui um grande potencial na ciência e no desenvolvimento de medicamentos, mas enfrenta desafios significativos devido ao baixo investimento. Antes de tudo, para impulsionar a indústria farmacêutica brasileira, é essencial aumentar os investimentos na pesquisa e promover parcerias entre instituições públicas e empresas privadas.

 

Para maiores informações, consulte:

Leia também

Fármacos

Process of obtaining a medicine

The process of obtaining a medicine begins with a scientific curiosity aimed at solving health problems. First, scientists begin preclinical testing in the laboratories of

Saiba Mais
Fármacos

How does a medicine work?

A medicine acts through chemical processes by interacting with molecules that regulate physiological processes in the body. This interaction may result in the inhibition of

Saiba Mais
Sem categoria

Ethical Dilemmas in Drug Research

The research of new drugs is undoubtedly essential for advancing medicine and developing increasingly effective treatments. However, when human testing is involved, numerous ethical dilemmas

Saiba Mais

Fale conosco

Rastreamos e encontramos as moléculas mais promissoras para sua solução laboratorial.

Nos envie uma mensagem e um dos nossos consultores entrará em contato com você. Será um prazer lhe atender!

Se preferir, chame no whatsapp

Se preferir, chame no whatsapp