O desenvolvimento de medicamentos percorre diversas etapas, desde os estudos pré-clínicos até os estudos clínicos. Na fase in silico, concentra-se no início das pesquisas pré-clínicas, antes dos testes com animais, com o objetivo de reduzir custos e minimizar o uso de animais em laboratório. Ademais, com o avanço das técnicas computacionais, surge uma significativa possibilidade de economia, pois moléculas bioativas são identificadas através de algoritmos.
Exemplos de Sucesso no Desenvolvimento de Medicamentos com Metodologias In Silico
Metodologias in silico têm alcançado resultados positivos. Por exemplo, a descoberta do medicamento oseltamivir (Tamiflu®) foi possível através do design racional de moléculas análogas ao ácido siálico – estrutura que se liga à proteína neuraminidase do vírus influenza. Dessa maneira, os cientistas desenvolveram um inibidor potente da neuraminidase carbocíclica, que impede o ciclo viral completo do vírus influenza no organismo humano e resultou na redução do tempo de infecção, da virulência e da transmissão viral.
Além disso, outro exemplo notável é o fármaco alisquireno (Tekturna®), um potente anti-hipertensivo que inibe a renina, reduzindo drasticamente a produção de angiotensina e prevenindo a vasoconstrição. De fato, o alisquireno contribui significativamente para reduzir a hipertensão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares e controlando a pressão arterial em pessoas com hipertensão crônica.
Importância e Aplicação das Metodologias In Silico
Diversos outros fármacos exemplificam o sucesso das metodologias in silico. Portanto, essas técnicas são fundamentais na descoberta e desenvolvimento de produtos farmacêuticos que chegam ao mercado. Grandes indústrias farmacêuticas, como a Novartis, possuem setores dedicados ao desenvolvimento in silico de fármacos, o que sustenta a confiança nessas metodologias.
Para maiores informações, consulte:
- Barreiro, Eliezer J.; Bolzani, Vanderlan da Silva. “Biodiversidade: fonte potencial para a descoberta de fármacos.” Química Nova, 2009.
- Chen, Yanming et al. “In silico design of novel HIV-1 NNRTIs based on combined modeling studies of dihydrofuro [3, 4-d] pyrimidines.” Frontiers in Chemistry, 2020.
- Cohen, Nissim Claude. “Structure-based drug design and the discovery of aliskiren (Tekturna): perseverance and creativity to overcome a R&D pipeline challenge.” Chemical Biology & Drug Design, 2007.