A Resiliência da Ciência no Brasil: Desafios e Potenciais

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A ciência no Brasil é frequentemente definida pela palavra “resiliência”. Assim, mesmo com cortes orçamentários, desmonte das instituições públicas de fomento e desafios no mundo acadêmico, a produção científica no país mantém um bom rendimento. No entanto, segundo Hernan Chaimovich, Professor Emérito do Instituto de Química da USP, essa resiliência tem um limite .

Queda na Produção Científica

Um relatório da revista Elsevier-Bori de 2023 analisou 51 países que publicaram mais de 10 mil artigos e, pela primeira vez, o Brasil apresentou uma queda de 7,4% na produção científica em 2022 em comparação ao ano anterior .

Financiamento da Ciência no Brasil

A ciência brasileira é majoritariamente produzida nas universidades (responsáveis por cerca de 90% da produção científica) e financiada por órgãos governamentais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Além disso, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) estaduais também desempenham um papel importante. Outras fontes de financiamento incluem orçamentos das próprias universidades e, em raros casos, parcerias com empresas, como a Farmanguinhos/Fiocruz .

Desafios de Inovação Tecnológica

Devido à dependência das instituições de pesquisa em relação aos órgãos governamentais e ao baixo financiamento, o Brasil é um dos países com alta produção científica, mas pouca inovação tecnológica. Por certo, isso exige uma grande capacidade de adaptação dos cientistas brasileiros, muitas vezes resumida pelo termo “jeitinho brasileiro”. Este conceito refere-se à habilidade cultural de resolver problemas de maneira simples e de baixo custo, exemplificado pelo método “faça você mesmo” (do-it-yourself) destacado pelo professor Gustavo Menezes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .

Potencial e Necessidade de Investimento

Esses fatores mostram o grande potencial da ciência no Brasil, mas também destacam a necessidade crucial de investimento para impulsionar a ciência e tecnologia e evitar a “fuga de cérebros”. Portanto, investimentos adequados são essenciais para fornecer oportunidades e reconhecimento financeiro aos cientistas brasileiros.

 

Para maiores informações, consulte:

Leia também

Fármacos

How does a medicine work?

A medicine acts through chemical processes by interacting with molecules that regulate physiological processes in the body. This interaction may result in the inhibition of

Saiba Mais
Sem categoria

Ethical Dilemmas in Drug Research

The research of new drugs is undoubtedly essential for advancing medicine and developing increasingly effective treatments. However, when human testing is involved, numerous ethical dilemmas

Saiba Mais

Fale conosco

Rastreamos e encontramos as moléculas mais promissoras para sua solução laboratorial.

Nos envie uma mensagem e um dos nossos consultores entrará em contato com você. Será um prazer lhe atender!

Se preferir, chame no whatsapp

Se preferir, chame no whatsapp